Festa de São João No Porto


Festas a São João
na cidade do
Porto - Portugal

23/24 de Junho

Trabalho e pesquisa de
Joaquim Marques





João Batista por Bartolomeo Veneto século 16





João Baptista nasceu na Judeia, 2 a.C.  27 d.C. filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus.
Foi um pregador judeu do início do século I, foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo.


O Batismo de Cristo, quadro dos artistas Andrea del Verrocchio e Leonardo da Vinci que mostra São João Batista batizando Jesus Cristo.









MÊS DE JUNHO

© Joaquim Marques

Mês de Junho em Portugal
é mês de festas, consagradas
 aos três Santos populares.
De Norte a Sul, há rusgas,
 há marchas, há cantares...
Quem fica em casa, 
diz o povo, que não presta!...



Santo António é padroeiro

 e rei da festa em Lisboa.
São João, é reverenciado

e tem sua noitada no Porto.
Nessas noites, dança o novo,

o velho e até o torto...
E até ao romper do novo dia

 anda tudo numa boa!..
Confundindo-se com as estrelas,
no ar giram balões...
Por todo o lado se ouvem
 foguetes a estralejar.
Há corpos cansados de farrar
mas, alegres estão seus corações...

Por fim, vem São Pedro 
e, com chave d'ouro  fecha a porta!..
Ele, que é  fervorosamente
venerado pelos homens do mar,
põe um basta, na bagunça...
 E não quer mais confusões...
Portugal
2012





Junho - São João do Porto




O São João do Porto é uma festa popular, católica, que tem lugar de 23 para 24 de Junho na cidade do Porto, em Portugal, em que se celebra o nascimento de São João Batista.

É nesta data que a cidade veste-se de cor, cheira a tradição, se enche de alegria e se transforma num imenso abraço acolhendo milhares de pessoas num convívio inigualável e inesquecível para festejar São João.

Trata-se de uma festa cheia de tradições, das quais se destacam o lançamento de balões de ar quente, os martelos de plástico usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os alhos-porros, os ramos de cidreira e de limonete, usados para pôr na cara das pessoas que passam.






O martelo de S. João foi inventado em 1963 por Manuel António Boaventura, industrial de Plásticos do Porto, que tirou a idéia num saleiro/pimenteiro que viu numa das suas viagens ao estrangeiro. O conjunto de sal e pimenta tinha o aspecto de um fole ao qual adicionou um apito e um cabo vindo a incorporar tudo no mesmo conjunto e dando-lhe a forma de um martelo. O objectivo inicial era criar mais um brinquedo a adicionar à gama de que dispunha.
Existem, ainda, os tradicionais saltos sobre as fogueiras espalhadas pela cidade, normalmente nos bairros mais tradicionais; os vasos de manjericos com versos populares são uma presença constante nesta grande festa e o tradicional fogo de artifício à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte Dom Luís I que faz as delícias dos milhares de residentes e visitantes que chegam de todo o mundo para assistir. 


O fogo de artifício chega a durar mais de 40 minutos, estando ao nível dos melhores no mundo, e decorre no meio do rio em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espectáculo multimédia muito belo e digno de se ver.

Além de tudo isto, existem vários arraiais populares, em bairros tradicionais como Fontainhas, Miragaia, Massarelos, entre outros, dando mais animação e brilho durante a noite. Nos arraiais, normalmente, existem concertos com diversos cantores populares acompanhados, quase sempre, por boa comida, em especial, grelhados de sardinhas e carnes.

Nas Igrejas e Capelas é possível, particularmente nesta altura, visitar os altares em honra do Santo, desfrutando das expressões artísticas de conceituados mestres nacionais e internacionais





Nas ruas, as cascatas, únicas em Portugal, chamam a atenção de quem passa para uma tradição que representa, em miniatura, lugares da cidade e costumes de outros tempos, com casas, caminhos traçados de areia e musgo, figuras de barro pintadas de cores vivas que representam as pessoas no seu quotidiano, laborando nas suas profissões, muitas delas já desaparecidas, e animais que nos dias de hoje já não se vêm nas cidades, sendo a mais famosa de todas a cascata das Fontainhas.


No programa de festas há sempre tempo para a competição, presente na já tradicional regata de barcos rabelos, que percorre uma extensão de 1,5 km, desde a Foz do Douro até à Ponte Luís I, na Ribeira, na corrida de S. João, nos concursos de cascatas, nos concursos de montras, no concurso de rusgas e no de quadras populares alusivas ao S. João.




Quadras de São João:

Sâo João é madrugada,
Passam ranchos, já sem voz;
Mas na cinza da abrasada,
Canta a saudade por nós!...

                                 

Já não cintilam fogueiras,
vão caindo as orvalhadas
 E as ilusões derradeiras
São alcachofras queimadas


Não faças da minha vida
Uma fogueira apagada...
Se custa acender o lume
Mante-lo não custa nada!...
                                     

Os tradicionais balões de S. João, feitos em papel e em cores variadas são cuidadosamente lançados em direcção ao céu, proporcionando um espectáculo ímpar de centenas de pontos de luz.



Na noite da Festa ou no dia de São João come-se caldo verde com broa, carneiro, anho ou sardinha assada, salada de pimentos e, para sobremesa, leite-creme ou bolo de S. João, devidamente acompanhado do delicioso Vinho do Porto.
A noite de S. João termina na Foz do Douro, com o povo a rumar em direcção ao mar até ao nascer do dia.

"São João Batista"
óleo sobre tela,de Caravaggio c 1600, 102,5x83 cm
Öffentliche Kunstsammlung, Basiléia.

Hino Nacional Brasileiro

Meu Brasil

Meu Brasil

Hino Nacional Portugês

Pátria Lusa

Pátria Lusa